Home Page Home    Facebook Facebook
Dr. André Jorge - Ortopedista

Técnicas Cirúrgicas

Lesões dos tendões

Popularmente conhecido como tendão de Aquiles, este tendão é mais espesso e o mais resistente do corpo humano.

O tendão de Aquiles é formado por três ventres musculares que formam a panturrilha:

1. Gastrocnêmio medial
  2. Gastrocnêmio lateral
  3. Solear.

No calcanhar existem duas bolsas de líquido: uma entre o osso e o tendão, e outra entre a pele e o tendão, muitas vezes relacionadas com processos inflamatórios e dor localizada nesta região (bursite). Este tendão é mais importante do tornozelo.

Sua função é importante para o desprendimento do pé na marcha, para dar arrancada e força na corrida e no salto. Além disso este tendão absorve grande parte do impacto após um salto.

A inflamação do tendão do calcanhar (tendão de Aquiles) é frequente e é a comum entre as pessoas com sobrepeso e em atletas, principalmente os corredores e saltadores.

Existem vários fatores que geram a inflamação desse tendão:

• sobrepeso;
  • idade avançada;
  • características anatômicas (pé cavo, deformidades do calcanhar);
  • despreparo físico (encurtamento tendíneo, diminuição de força e flexibilidade);
  • atividades de impacto;
  • movimentos repetitivos do tornozelo;
  • calçados inadequados que apertam e machucam o calcanhar.

Quais os sintomas da tendinite?

A tendinite (inflamação do tendão), apresenta inchaço e dor, principalmente aos esforços ou nas atividades físicas que envolvem o tendão acometido, causada por pequenas lesões (microrrupturas) na estrutura do tendão.

O termo tendinose refere-se a um processo inflamatório de evolução mais prolongada, mais crônica. apresenta, muitas vezes, degeneração importante do tecido tendíneo com grande risco de ruptura total do tendão.

As alterações inflamatórias podem ocorrer no local de inserção, onde o tendão prende-se ao osso do calcanhar (tendinite insercional), ou um pouco mais acima, na sua porção mais proximal (tendinite não-insercional).

Para realizar o tratamento de tendinite do tornozelo é necessário agendar uma consulta para que o médico faça uma avaliação.

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.333 • Jardim Paulista • São Paulo
TEL. (11) 3885-7082